- Motivação conjunta
O grupo de alunas que realizou a actividade neste Infantário optou por organizar uma actividade conjunta para todas as salas do infantário, com o intuito de motivar as crianças para o que iria ser realizado posteriormente em cada sala.
O polivalente foi palco da dramatização que realizámos cujo tema estava relacionado com a época natalícia, sendo o final da peça de teatro o elo de ligação com as actividades individuais, ou seja, para terminar a educadora de cada sala recebeu um objecto referente ao tema da actividade a ser abordada por nós (no caso da sala verde foi um pequeno violino).
Figura 1 - Motivação
Figura 2 - Motivação
- Descrição da actividade
Para a realização da actividade foi necessária uma preparação prévia, deste modo achámos por bem fazer várias visitas à instituição, para que houvesse uma maior interacção e proximidade com as crianças.
Tendo como base o projecto curricular de sala “Vou contar-te um segredinho”, elaborámos uma actividade que abrangesse o auto a ser trabalho no mês de Dezembro – José Jorge Letria.
Desde início a nossa ideia foi trabalhar o Domínio da Expressão Musical, por isso optámos por associar a Literatura e a Música. Para que tal fosse possível decidimos musicar um poema de José Jorge Letria – “Burro”, do livro Alfabeto dos Bichos – adaptando um excerto do tema “Sheherazade” de Rimsky-Korsakov, um tema melodioso e agradável que achámos o mais indicado para a situação, e que facilitou a aprendizagem da melodia. Utilizámos dois instrumentos com os quais estávamos familiarizadas, violino e jambé, para acompanhar e dar suporte à canção que iríamos apresentar às crianças. Não encontrámos grandes dificuldades em incorporar o poema no excerto musical, contudo dedicámos algum tempo até que o produto final estivesse bem estruturado e composto. Para além disso associámos alguns gestos para apoiar a interiorização da quadra do poema.In loco, pusemos em prática a planificação da nossa actividade - “O som das palavras” – que no seu decurso se concretizou da melhor forma.
Quadros da Planificação da Actividade
Figura 5 - Instrumentos de percussão
Figura 6 - Instrumentos de percussão
Figura 7 - Apresentação do poema "Burro"
No final da actividade concluímos que as crianças aderiram e demonstraram grande interesse, participando com entusiasmo e atenção. As crianças surpreenderam-nos, pela positiva, tendo em conta a forma como receberam e participaram na actividade. Quando apresentámos a música não era esperado que as crianças a aprendessem totalmente, mas sim que experienciassem algo novo e estimulante. Contudo, elas assimilaram algumas palavras, gestos e foram capazes de sentir a pulsação da música, embora não conseguissem reproduzir a melodia dada a faixa etária em que se encontravam.
Quando sugerimos que as crianças se movimentassem livremente ao som de alguns excertos de música clássica, demonstraram grande expressividade e à vontade. No momento em que distribuímos alguns instrumentos de percussão feitos por nós, as crianças começaram, desde logo, a explorá-los e a manipulá-los com grande curiosidade.
No geral, todas as crianças participaram activamente na nossa actividade, até mesmo a criança com alguns problemas de adaptação, o que aumentou, ainda mais, a nossa satisfação. É importante referir que o empenho de todas as pessoas envolvidas na actividade foi gratificante, o que contribuiu para a nossa formação e, principalmente, ampliou a nossa motivação para o futuro.
0 comentários:
Enviar um comentário